Por Daniel Ramalho
Un Museo En Línea
O Museo Nacional Thyssen-Bornemisza localizado em Madrid, Espanha, parece estar entrando de vez na tendência mundial de transformação online de vários setores, em virtude da pandemia do coronavírus. Como foi comentado no post “Cultura em Casa” do Portal Hispano Cultural no último dia 5, a instituição já marcava presença no mundo en línea disponibilizando algumas exposições, inclusive sua permanente, mas desta vez ousou dar um passo a mais no universo virtual, criando o próprio podcast para divulgar informações e atividades da instituição, além de entrevistas com artistas, colaboradores e, especialmente, com educadores e o pessoal da conservação e restauração de seu acervo.
Thyssen
O podcast de estreia do canal Thyssen é uma conversa com seu diretor artístico, Guillermo Solana, e com o gerente do museu, Evelio Acevedo. Os dois contam suas experiências pessoais nos primeiros dias de trabalho, as primeiras impressões, suas responsabilidades e dia a dia. Também refletem sobre planos futuros e, obviamente, o impacto da pandemia no setor cultural espanhol, com ênfase nas atividades e dificuldades vividas pelo museu.
Conduzido por Eduardo Pascual, jornalista e locutor de rádio especializado em podcast, a nova empreitada do Thyssen-Bornemisza promete, com periodicidade mensal, “descubrir secretos y curiosidades, informar de exposiciones y actividades o sugerir cuestiones para la discusión y el debate cultural“. Inicialmente o podcast Thyssen ficará disponível através do Spotify e no IVoox, mas segundo seus responsáveis, logo chegará a outras plataformas.
¿Dónde Puedo escucharlo?
Acesse o podcast de estreia do Thyssen, totalmente em espanhol, clicando no logo da plataforma de sua preferência:
Gostou deste artigo? Indique o Portal Hispano Cultural aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Curtam e sigam nossas redes. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Spotify e Soundcloud.
Realizamos nosso trabalho com muita dedicação e adoramos quando vocês deixam seus comentários logo aí abaixo ou em nossas redes. Estamos contando com seu apoio.
¡Hasta pronto!
Prof. Daniel Ramalho