Por Prof. Daniel Ramalho [1]

Texto: Portal Hispano Cultural*

Para brasileiros e pessoas de outros países pode parecer meio estranho, mas no México o Dia de Finados, como é conhecido no Brasil, é celebrado com doces, música, bebidas e comidas, como o “Pan de Muerto”.

Ao contrário do que pode-se pensar, nada tem a ver com o Halloween americano. Trata-se de uma tradição anterior à chegada dos conquistadores espanhóis às terras que formariam o atual país. Os Mexicas (Astecas) já tinham o hábito de cultuar a morte e quando alguém falecia, seus familiares organizavam uma festa, com comidas do gosto do falecido, para guiá-lo ao Mictlán, uma espécie de submundo para onde a maioria dos mortos se dirigiam após sua “passagem”.

Tradição

A tradição resistiu ao tempo, bem como às influências culturais, e famílias atuais além de montarem altares com fotos, velas, caveiras de açúcar, sal, Pan de Muerto, arte feita em papel (papel picado), incensos, “copal” e flores de cempasúchil, podem tocar as músicas preferidas “del difunto”, fazer oferendas, levar objetos pessoais, os “comes e bebes” que gostava em vida… Enfim, o “Día de Muertos” mexicano, embora também seja repleto de saudade e pranto, é bem diferente do “Día de los Difuntos” de outros países.

Oaxaca

Oaxaca de Juárez ou só Oaxaca, como é mais conhecida a capital do estado mexicano de nome também Oaxaca, é uma cidade localizada nos “Valles Centrales” do México. Além de atrair muitos turistas durante o ano, interessados em conhecer o Templo de San Domingo Guzmán, a Zona Arqueológica de Monte Albán – antigo lar dos Zapotecas – localizada nos arredores da cidade, a gastronomia, o artesanato e as mais variadas expressões artísticas locais, a região se destaca por sua vocação em organizar eventos culturais importantes como o “Guelaguetza” e o “Día de Muertos”.

Monte Albán – Oaxaca – México – Imagem: Daniel Ramalho

Diz-se que em Oaxaca o México é mais mexicano e, como não poderia deixar de ser, a tradição do “Día de Muertos” se faz muito presente, sendo considerado um dos melhores locais do país para celebrar a ocasião. Várias “comparsas”, desfiles e atrações artísticas populares transformam a cidade em um enorme centro cultural a céu aberto.

Templo de San Domingo Guzmán – Imagem: Daniel Ramalho
Centro histórico de Oaxaca – Imagem: Daniel Ramalho

Ofrendas y respeto

Mas não se deve esquecer que, apesar de alegre, também é um momento de lembrar os familiares ausentes. As flores de “cempasúchil” são sempre “bienvenidas” para decorar e auxiliar os espíritos a encontrarem suas famílias. Além disso, alguns “tamales”, um “pan de muerto” e um “chocolate atole” podem ser boas “ofrendas” para levar e homenagear os falecidos, com muito respeito, mas também a alegria e animação que caracterizam o povo mexicano.

Oaxaca – Imagem: Daniel Ramalho
Oaxaca – Imagem: Daniel Ramalho

Recentemente o tema “Día de Muertos” foi abordado com muita diversão na animação de longa metragem “Viva – A Vida É uma Festa” e quem quiser conferir, fica aí uma dica para um ótimo programa em famíla: um bom filme para todas as idades.

*Portal Hispano Cultural é um projeto cultural do @aulaeidiomas , desenvolvido e idealizado por @prof.danielramalho. Contatos clicando neste link ou nas redes @aulaeidiomas, @prof.danielramalho e @portalhispanocultural no Instagram ou Facebook.

[1] Professor de espanhol, jornalista, pedagogo, esp. em Psicologia Positiva. Ex-professor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e examinador do DELE. Músico-compositor, ator e escritor. Diretor e administrador escolar desde 1997. Diretor do Aula E – Idiomas e Cultura, criador e administrador do Portal Hispano Cultural.

Imagens: Arquivo pessoal de Daniel Ramalho e Pixabay

Artigo anteriorStreaming: Vivir Dos Veces
Jornalista, pedagogo, tradutor e professor de espanhol com vasta experiência nas artes através da música e do teatro. Possui uma trajetória de mais de 20 anos dedicados à educação, direção e administração escolar, além da participação em muitos eventos relacionados às suas áreas de conhecimento, tanto como palestrante quanto como organizador ou congressista. Compositor, ator, escritor e redator web, criação e educação são suas maiores paixóes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here