Foi na manhã de um 11 de maio, precisamente no ano de 1904, na pequena vila catalã de Figueres, Espanha, que nasceu o maior ícone do surrealismo: o pintor Salvador Dalí. Com personalidade extravagante e visual sempre inovador ou impactante, o artista e suas obras se completam esteticamente. Como se a cada gravura, pintura ou referência ao seu nome ou trabalho, pudéssemos enxergar de forma imaginaria seus característicos bigodes. Aliás, esta foi uma marca pessoal tão forte que mesmo com 32 anos nos separando daquele 23 de janeiro de 1989, data de seu falecimento, os mais jovens ou menos interessados nas artes plásticas são capazes de reconhecer suas imagens, ainda que seja apenas como o rosto que inspirou as máscaras utilizadas na mega conhecida série de TV espanhola “La Casa de Papel”.

Dalí e as artes

O artista espanhol, além da pintura, realizou trabalhos no cinema, na fotografia, na escultura e até na poesia. Com suas expressões e maneiras teatrais de se mostrar ao público, certamente pode-se dizer que certamente também êxitos em papéis dramáticos nas artes cênicas.

Dono de uma personalidade no mínimo polêmica, na política lhe atribuem o envio de cartas simpáticas tanto ao general espanhol e ditador Francisco Franco quanto ao líder comunista romeno Nicolau Ceausescu. Também pesa sobre sua história a acusação de que denunciou seu amigo Luis Buñuel – cineasta, surrealista e também espanhol – em seu livro “La vida secreta de Salvador Dalí” por ser ateu e comunista, nos anos 1940, causando seu afastamento da posição que ocupava no MoMA-Museu de Arte Moderna de Nova York.

Dalí ‘Inolvidable”, gostem ou não

Polêmico, extravagante, louco, engraçado, enigmático, gênio, muitas são as definições e adjetivos que podem vir à tona quando o assunto é Salvador Dalí, mas é inegável que foi e ainda é um dos maiores nomes da história da arte, posição que dificilmente deixará de ocupar.

Saibam um pouco mais sobre a influência da imagem de Dalí em questões que cruzam a fronteira da arte em um curto, mas interessante artigo da revista Merca 2.0 (clique aqui).

Veja algumas das principais obras do artista no site Cultura Genial (Clique aqui) ou a visão da revista de cultura pop e entretenimento Iberoshow nos artigos “Cómo ‘La casa de Papel’ convirtió a Salvador Dalí en un ícono pop” e “Un día como hoy, Salvador Dalí hubiera cumplido 117 años“.

Se ainda quer saber mais sobre Salvador Dalí, assista:

Em Espanhol:

Salvador Dalí, Las Dos Caras de un Genio

Salvador Dalí – Biografía

Em português:

A História de Salvador Dalí – A Persistência da Memória (História da Arte)

Saludos,

Portal Hispano Cultural

PORTAL HISPANO CULTURAL

Responsável: Daniel Ramalho

Realização: Aula E – Idiomas e Cultura


Mas. entretanto. contudo. porém. mas. Todavia. No entanto. mas. Porém. em primeiro lugar. seguindo. segundo. por outro lado. e. mas. mas. e. Mas é isso. Desde que. Sendo assim. Todavia. Mas então. Porém é assim. Mas. E vamos. Mas hein? E vida que segue. Entretanto. Contudo. No entanto nem. E está. Porém falta. Primeiramente observe. Em segundo lugar. Mas. Mas mesmo assim. Porém. Entretanto. Porém ainda falta mesmo. Em segundo lugar o Vaso. Primeiramente sempre Flamengo. Mas. Porém é assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here